terça-feira, 30 de dezembro de 2008

1 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO ANARQUISTA DE MONTREAL - Série Eventos da Sociedade Alternativa Internacionalista

[Canadá] Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal

Duas noites da máxima expressão da voz, corpo e pensamentos anarquistas!

Enquanto está em cartaz em Curitiba a peça Colônia Cecília, que conta à história de uma colônia anarquista em terras paranaenses no final do século XIX, lá no Canadá, terá novamente a segunda edição do "Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal", entre os dias 28 e 29 de maio. Duas noites de peças e monólogos sobre idéias e histórias anarquistas, contemporâneas ou não.

Este festival bilíngüe apresentará nove espetáculos de diversos países: Canadá, Bélgica, Reino Unido e Estados Unidos, com a participação de mais de 50 atores e atrizes, e também um filme documentário sobre a trupe de teatro do "Bread and Puppet Theatre", de Vermont, de renome internacional.

Entre as peças estão "Just Sexual", de Anna Feigenbaum; "The Noxious and The Daemon Flower", de Raven e Laëmas, do grupo "A Floresta Negra", extratos de "Morte Acidental de Um Anarquista", de Dario Fo; "Cabaret Anarchiste Pour Eliseé Reclus", pelo Teatro de Balancelle; "On joue Le Coq Rouge", de Louise Michel; "Moi, Ulrike, je crie!" (Ulrike Meihof da Fração Exército Vermelho) pela companhia Teatro-Ação O Grande Asilo; "Iphigenia In Utopia", de Pietro Ferrua; "Reasons of State: A Memorial for Sacco & Vanzetti", de Eric Mühsam e "Ah! The Hopeful Pageantry of Bread & Puppet Theatre", um filme de 80 minutos e o "clown" americano Mick Holsbeke.

As duas noites compreenderão peças de forma, temas e estilos diversos, todas escritas por autores anarquistas, ou que propõe um conteúdo libertário.

Cada encenação apresentará posições anti-estatais, anti-capitalistas, anti-sexistas, anti-imperialistas e/ou anti-autoritárias.

O Festival de Teatro Anarquista faz parte da programação anual do "Festival da Anarquia" de Montreal (o maior evento anarquista do continente norte-americano, quiçá do mundo), e acontecerá na "Sala Rossa", nº 4848, Saint-Laurent, um espaço apropriado para exibições teatrais.

Os ingressos custarão 10$ para os assalariados, e 5$ para os estudantes e desempregados.

Toda renda obtida com a venda de ingressos servirá para cobrir os gastos do Festival, e o que sobrar será usado para a próxima edição do evento. Este é um acontecimento autogestionário, sem remuneração.

A extensa, moderna e dinâmica programação do "Festival da Anarquia" pode ser conferida no sítio a seguir, destacamos a Feira do Livro Anarquista e o Festival do Cinema Anarquista que aconteceram neste último final de semana, particularmente o filme “Jeff Luers”, sobre o preso eco-anarquista Jeff “Free” Luers: www.anarchistbookfair.ca

Tradução: Allyson Bruno

agência de notícias anarquistas-ana

Não achou no bolso moedas para o mendigo. Sentou-se com ele.

Microcontos - Affonso Guerrero

BUENO. ISSO QUE DIVULGUEI ACIMA FORAM ÁGUAS PASSADAS. PELO AMOR DE OS InurretosFuriososDesgovernados E OS NOSSOS AMIGOS VISITANTES SABEREM DO QUE SE TRATA. AS ÁGUAS QUE ESTÃO VINDO SÃO ESTAS AQUI Ó:


Anarquistas canadenses estão procurando peças de teatro para o 4º Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal, que acontecerá entre 11 e 14 de maio de 2009, dentro de um dos maiores eventos libertários da América do Norte - O Festival da Anarquia.

O 4º Festival Internacional de Teatro Anarquista de Montreal está buscando peças de teatro em inglês ou em francês, com uma duração de 5 à 60 minutos, sobre os anarquistas, as idéias anarquistas, a história ou qualquer outro tema conexo ao anarquismo e as idéias libertárias. Estas peças deverão ser apresentadas entre 11 e 14 maio de 2009.

Organizada no âmbito do Festival de Anarquia, trata-se de um evento anual, único na América do Norte, que se realiza em Montreal e que precede O Salão do Livro Anarquista de Montreal, que se realiza de 16 a 17 de maio (o 10º aniversário do Salão será em maio de 2009).

O Festival Internacional de Teatro Anarquista irá receber como seus convidados: The Living Theatre (EUA), The Bread and Puppet Theatre (EUA), Théâtre de la Balancelle (França) de Monique Surel, e Nicolas Mourer, Théâtre Le Grand Asile (Bélgica), Norman Nawrocki, e várias outras trupes locais. Em maio de 2008, o Festival Internacional de Teatro Anarquista reuniu mais de 400 pessoas em sua sessão de abertura, no Teatro da Universidade de Concordia.

Nós selecionaremos as peças, textos ou monólogos, que podem ser criações inéditas ou já apresentadas em outros eventos, ou que foram escritas por poetas, escritores, homens e mulheres, do teatro anarquista, contemporâneos ou não.

Nós estamos procurando peças que sejam contra o Estado, as Forças Armadas, o Capitalismo, o Sexismo, a Homofobia, o Imperialismo e o Autoritarismo (a lista não é limitativa). Essas peças devem trazer em seus enredos e conteúdos problemáticas que tenham relações com a ampla gama de perspectivas de emancipação, e seus autores devem as assumir baseadas na anarquia, ou serem próximas as idéias libertárias.

Nós pedimos à todos os participantes potenciais que nos expliquem, brevemente, em que ou quais temas as peças propostas se inscrevem no conjunto do Festival Internacional de Teatro Anarquista, e de incluírem em suas propostas, um resumo ou uma amostra de sua peça, ou uma parte da encenação, uma curta biografia, um DVD ou um vídeoclip da peça, ou um link para uma página eletrônica, das críticas de vossos trabalhos anteriores e suas exigências técnicas.

Este é um evento gratuito, não-remunerado. Por outro lado o Festival Internacional de Teatro Anarquista assegura a promoção do evento, fornece uma sala apropriada e, com base em suas edições anteriores, um auditório. Toda a renda proveniente da venda de entradas servirá para cobrir as despesas do Festival Internacional de Teatro Anarquista e serão utilizadas para reeditar o evento em 2010.

Se estiver interessado, nos envie o SVP o mais rápido possível, ou, ao mais tardar, no dia 5 de janeiro de 2009.

Pela internet: anarchistefestival(arroba)yahoo.ca

Ou, pelo correio: Festival de Théâtre - a/s S. Laplage - 6797, rue de Normanville - Montreal, Québec ? H2S 2C2 - Canadá

Sítio: www.myspace.com/anarchisttheatre_montreal

Tradução > Juvei

Nenhum comentário:

Postar um comentário