sábado, 27 de dezembro de 2008

A ESCOLA DOS INSURRETOS FURIOSOS DESGOVERNADOS- 3º MANIFESTO FURIOSO


O QUE PODERIA SER A ESCOLA DOS INSURRETOS FURIOSOS DESGOVERNADOS?
O QUE PODE SER A ESCOLA DOS INSURRETOS FURIOSOS DESGOVERNADOS?
O QUE SERÁ A ESCOLA DOS INSURRETOS FURIOSOS DESGOVERNADOS?

Convido-os a seguir esta pista, aberta por Roberto Freire:
"Ensinar o que não foi perguntado, além de inútil, é uma forma de estupro cultural."

Ou esta outra, aberta por não sei quem, mas impressa na parede de um coletivo libertário no ABC paulista chamado CASA DA LAGARTIXA PRETA :
" Ensinar é impossível - Aprender é inevitável"

Por que se tenta ensinar? Aquele que diz ensinar geralmente se auto denomina professor. Professor profissional. Profissão por sobrevivência ou por lucro. Lucro pra vencer na vida na autoritária sociedade mercado. Por que se tenta aprender dos professores? Não seria por motivos idênticos? Currículo-Emprego-Lucro-Vencer na vida ? Isso motivaria a Escola dos Insurretos Furiosos Desgovernados? Penso que não. O que motivaria, então?
Ser uma Escola para se aprender tudo o que seja útil ao desenvolvimento individual (alinhamento das freqüências espiritual, social e físico) por meio do desenvolvimento da convivência libertária útil e prazeroza. Em vez das fórmulas dos centros de ensinos tradicionais em que os conhecimentos aprendidos se dispersam do coletivo, uma Escola cíclica em que os conhecimentos aprendidos sejam postos em prática pelo coletivo. Que não se motive em assistencialismos ou caridades típicos do ensino “bem intencionado”, porém vertical. Escola de aprendizado horizontal, não hierárquico, para caminhar-se e crescer-se juntos através da convivência libertária diária.
Por quê aprender, por exemplo, permacultura,(uma maneira de produção e habitação ecológica, ligada nos ciclos do ambiente, na vegetação nativa, formas de aproveitamento de água, energia etc... ) se não nos interessarmos em pôr em prática entre nós coletivamente por exemplo na construção física de nossa Aldeia? Pra aprender por aprender? Pra ter currículo? Pra arquivar o aprendizado no baú de nossos conhecimentos mortos?
Proponho uma Escola onde se aprenda por exemplo, teatro, porque se queira pôr em prática o desenvolvimento da linguagem e das motivações ideológicas que fazem existir o Teatro Fúria. Onde se aprenda rufos de alfaia porque se queira incluir o seu ruído revolucionário em nossas cenas, ou em nossas intervenções urbanas pelas ruas. Uma Escola cujas ações tenham como conseqüência a convivência por prazerosa necessidade de experimentarmos se é ou não possível criarmos a nossa micro-sociedade alternativa: A Aldeia dos Insurretos Furiosos Desgovernados.

Com esta fome, o Teatro Fúria inaugurou A ESCOLA DOS INSURRETOS FURIOSOS DESGOVERNADOS com A ESCOLA DO TEATRO FÚRIA, no dia 6 de dezembro de 2008, no evento CIRCULÃÇÃO DE IDÉIAS - FÚRIA PRIMEIRA DÉCADA. A estréia prática dos laboratórios calharam entre os dias 1º a 19 de dezembro de 2008 e geraram a fome de um estudo para um espetáculo de vivência em cortejo pelas ruas. Motivados continuaremos e provavelmente apresentaremos no próximo Festival de Curitiba, em março de 2009 em carácter de espetáculo-processo ou ensaio aberto.
VIDA LONGA, MOTIVADA E TESUDA AO TEATRO FÚRIA E OS INSURRETOS FURIOSOS DESGOVERNADOS E A SUA ESCOLA DE ANARQUIA-AÇÃO !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário