sábado, 27 de dezembro de 2008

1 -CASA DA LAGARTIXA PRETA - Série Coletivos Libertários

SOBRE O ATIVISMO ABC E A CASA DA LAGARTIXA PRETA por Punk de Lua.
a fonte deste texto que inaugura a série coletivos libertários é a comunidade virtual no orkut deles.

"O que é o Ativismo ABC? Como participar?
O Ativismo ABC é um coletivo libertário surgido em 2001 em meio aos protestos globais anti-capitalistas.Reunindo várias pessoas com perspectivas políticas diferentes mas que tinham em comum a ação de rua anti-capitalista, o anti-partidarismo e uma ligação com o ABC, nosso coletivo começou fazendo protestos, panfletagens e intervenções urbanas.Tendo como princípios básicos liberdade, solidariedade, autogestão, valorização das diferenças e da ecologia, depois de alguns anos procuramos ir além do protesto e assim, colocar em prática aquilo em que acreditávamos.Foi assim que surgiu a Casa da Lagartixa Preta "Malagueña Salerosa", espaço gerido pelo coletivo. Lá tentamos por em prática um modo de vida mais solidário e menos mercantil, não só entre "seres humanos" mas também com a "natureza" (e para além dela). Tentamos fazer isso através do almoço grátis cooperativo aproveitando alimentos descartados pela feira, do baú de dádivas, da biblioteca de acesso livre, da horta agroecológica, da capitação de água da chuva, das oficina de "faça você mesmo", do conhecimento do bairro e do ambiente, de uma relação mais libertária entre adultos e crianças (incluindo o projeto transversal do Tesinho), da solidariedade com outras pessoas e coletivos etc. Hoje as tarefas do coletivo dentro da Casa da Lagartixa Preta consistem na zeladorida da casa aberta ao público, no cuidado da biblioteca e da horta, na proposta ou recepção de atividades dentro da casa, na manutenção da casa (o que inclui limpeza, arrumação, cuidado da horta, reformas, construção) e no pagamento do aluguel (feito através de festas, venda de lixo reciclável, pintura e venda de camisetas, venda de livros de editoras libertárias).
Fora da Casa também nos dividimos em atividades de divulgação pela internet e manutenção de listas de e-mail, na edição de nosso jornal aperiódico El Saleroso (antigo O Ativista), no contato e aliança com outros coletivos e movimentos. Atualmente temos atuado pouco nas ruas, mas vez por outra participamos de alguma ação e estamos abertos a isso.Já fizemos batucagens, encenações, colagens de cartezes e stickers, placas em estátuas, panfletagens na rua e dentro se transportes coletivos etc. Sem contar a exploração do nosso bairro e outros no conhecimento de plantas locais e bons lugares para coleta de alimentos e utensílios.
O coletivo Ativismo ABC é aberto a novos membros
Para participar é preciso concordar com nossos pincípios básicos, tanto filosoficamente quanto na prática.Portanto, é preciso também assumir alguma tarefa ou atividade dentro do coletivo.Antes disso é preciso criar alguma familiaridade com o coletivo, participando de algumas de nosssos encontros e reuniões.O coletivo tem feito reuniões aproximadamente quinzenais nas quais procuramos tomar todas as decisões que envolvem a maior parte possível de nossas atividades, buscando o consenso. O que não é fácil, pois demanda que uns às vezes amenizem suas posições e aceitem a diferença dos outros, e vice-versa.
Muitas pessoas já passaram pelo coletivo e às vezes deixaram de participar por falta de tempo ou algumas discordâncias.Entretanto, o coletivo está sempre aberto àqueles que desejam voltar a participar e mantém uma lista separada de contatos daqueles que já participaram e continuam nossos aliados, bem como daqueles aliados que sempre nos ajudam de alguma forma ou que freqüentam bastante a Casa da Lagartixa Preta, mesmo sem nunca ter participado formalmente do coletivo.Hoje várias pessoas participam ativamente do coletivo e algumas nem mesmo residem no ABC. As fronteiras geográficas não são barreiras.Alguma dúvida? Alguma sugestão? Quer participar do coletivo?Procure-nos na Casa da Lagartixa Preta "Malagueña Salerosa" ou entre em contato através do e-mail ativismoabc@riseup.net.

Nota:
Como diversas pessoas que conhecem a Casa da Lagartixa Preta "Malagueña Salerosa", que freqüentam a casa ou que conhecem o Ativismo ABC ainda têm dúvidas sobre quem mantém a Casa da Lagartixa, como fazemos isso e sobre o que é o coletivo, resolvi livremente criar este tópico aqui.É importante saber também que ninguém é obrigado a participar do coletivo para poder freqüentar a casa. Podem vir nos conhecer sem crise!Por outro lado, já que a casa é um espaço aberto ao público e temos um público fiel, é bom lembrar que muitos dos freqüentadores da casa não participam do coletivo. Não basta freqüentar a casa para ser membro do coletivo...

Ah, esqueci!
No meio da rua também temos feito campeonatos e jogos de bola, atividades circenses e brincadeiras infanto-adultas (como a "lata de sardinha", um esconde-esconde invertido).Outra coisa é que, para pagar o aluguel da casa, também recebemos doações dos próprios ativistas e de pessoas simpáticas à causa. "

comunidade virtual no orkut da Casa da Lagartixa Preta
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=610005

Nenhum comentário:

Postar um comentário