segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

ANTI-CONSELHO AOS JOVENS ATORES - GIANNI RATTO


O Teatro é um fenômeno oscilante, permanentemente oscilante. Vive processos de ascensão criativa, com subidas e mais subidas até que, de repente, ele entra num declive, ou despenca. Mesmo os grandes grupos têm uma vida breve, de seis, sete, oito anos. Poucos, milagrosamente, permanecem por mais tempo. É como nos outros fenômenos de vida: o Teatro nasce, cresce, se define e morre. É esse seu processo real. E por estar em transformação constante, o Teatro é um lugar de insegurança.
O jovem ator tem que aprender que seu trabalho se dá num campo de insegurança total. Se tiver consciência crítica saberá lidar com isso. No nosso trabalho, ninguém vai feito um trem. Com o poeta, o escritor, ocorre o mesmo. Flaubert, a cada semana, cortava palavras, escrevia, reescrevia, refazia quarenta, cinqüenta linhas. O ator que chega no ensaio dizendo “Eu já sei”, esse ator se fodeu. Com o perdão da palavra. Cansei de ouvir isso: “Mas eu já decorei!”. Decorou o quê? Você vai decorar Teatro?

Tinha uma bilheteira do tempo do TBC, que quando telefonavam para fazer uma reserva, e perguntavam se o espetáculo estava indo bem, ela dizia: “Olha, já decoraram a peça”.

Tem muita escola de teatro que ajuda a difundir essa visão. São cursos que encantam não sei quantos jovens, iludidos, desgraçados, pagando aulas de Teatro. A cada ano, quantos alunos ditos “formados” saem dessas escolas? E o Sindicato faz questão de dar a carteira que confirma esse ponto de vista: você paga e é registrado como ator. Os donos de escola, esses canalhas atuais, que fazem do Teatro uma moldura de televisão, deveriam se envergonhar. Ensinam a falsa segurança de uma listagem de expressões fixas e comportamentos emocionais padronizados. Você sabia que na Itália, na época do fascismo, existia uma máquina fotográfica parecida com isso: você ia lá, fazia quarenta fotografias com expressões como dor, alegria, gozo etc.?

Contra esse imobilismo mentiroso, o teatro sério tem que reconquistar uma agressividade permanente. Para trabalhar com a vida real do Teatro, para vencer todos os obstáculos, culturais, políticos, e de sensibilidade, você tem que ser agressivo. Agressivo não significa matar ninguém, mas estar pronto para atacar uma idéia. A agressão pode ser uma coisa positiva.

O Teatro pede de você uma disponibilidade definitiva. Ele exige de você uma dedicação total. Nas minhas próximas almas, nos meus próximos amanheceres, estarei sempre disponível. Ou você é disponível ou não é. Disponibilidade significa que você tem que se entregar para uma luta financeira, técnica, que envolve a totalidade da sua vida. Existem propagandas dessas casas de comércio que vendem a idéia de uma dedicação total. Mas, dedicação total a quê? À compra e venda de mercadorias. Não a dedicação a uma idéia, a um ofício. Eu acho que o Teatro é uma Idéia, uma grande Idéia. Posso até me submeter a pequenas concessões para não me desviar dessa descoberta. Mas você não pode namorar vinte mulheres ao mesmo tempo porque, infelizmente, só tem um pau. O Teatro é exatamente igual ao amor, se você acredita nele, tudo bem. Por que eu estou fazendo teatro até hoje? O que eu trabalhei em teatro não é brincadeira, foi dos quinze anos em diante. Setenta anos de trabalho. É verdade: no bem, no mal, no êxito, no fracasso, no ganho, no deficit. Mas é Teatro o que eu tenho que fazer.

O Teatro é isto: você tem que ter a pachorra. É ruim o espetáculo? Uma porcaria? Ou você avaliou que é bom? Não, não é bom... porém você está lá? Então vai. Não é questão de paixão romântica, mas uma confirmação permanente de algo que faz viver. Não sei se estou certo, mas estou falando o que eu sinto.

Para mim, o Teatro é a grande aventura. Nela tomam parte os condutores dos povos, os Júlio César, os Coriolano, mas existem também os soldadinhos. E é entre esses trabalhadores que habitam as pequenas salas, esses jardins de catacumbas, que você pode encontrar realmente as descobertas. Porque Júlio César se formou, está pronto, está feito. É uma imagem acabada. São tristes os atores que se consideram modelos realizados. O sujeito faz oitenta anos, continua atuando em espetáculos, tem um técnica interpretativa fantástica (afinal são tantos anos de trabalho) mas o que sobra dele é a mediocridade humana, a sovinice permanente.

Um diretor francês do passado escreveu a uma jovem atriz: “Você começou agora, está tendo muito sucesso, seu trabalho é esplêndido, mas e quando seu rosto ficar envelhecido, como é que você vai fazer Julieta?” Esta pequena aula de duzentos anos atrás continua válida: então você vai continuar tentando segurar a idéia da Julieta enquanto seu rosto envelhece?

O ator é aquele que atravessa o processo de mudança. Porque o Teatro de hoje não é mais o Teatro de ontem. De que serve a grande técnica se a atriz ficou ressequida, se a vida sugou dela tudo de que ela precisava? É um jogo terrível: o Teatro é um fenômeno de crueldade definitiva, é um estupro permanente. E é preciso se pôr em movimento pela descoberta permanente, ter a avidez de aprender, de receber para poder devolver. O Teatro também é isso: dar e devolver, dar e devolver, dar e devolver, até o momento no qual os dois se juntam para fazer uma coisa só - que é o grande tema da vida.

Depois de um período de morte, de sono, de sonolência, o Teatro no Brasil parece que despertou. Está manifestando de forma muito mais categórica, mais violenta, mais agressiva, no bom sentido da palavra, uma presença dramatúrgica muito forte. Em grupos, como no caso dos seis que se reúnem para esse jornal, isso me parece muito evidente.

Importa não esquecer a pergunta do ponto de partida: o que te interessa dentro da Arte? Para mim, é a presença do homem. Buscar o ser humano. Têm pessoas cuja falta de humanidade não interessa mais.

Gianni Ratto é cenógrafo e diretor de teatro, de origem italiana.É um dos mais ativos e críticos trabalhadores do teatro brasileiro.Este depoimento foi dado a Márcio Marciano e Sérgio de Carvalho

.

FONTE - JORNAL "O SARRAFO" Nº1 - março de 2003

Um comentário:

  1. Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com

    ResponderExcluir