terça-feira, 21 de abril de 2009

MANIFESTO ANTI FELIZ ANIVERSÁRIO


Parabéns? A mim? Por quê?
Sim, é meu aniversário, mas o que é que eu tenho com isso??? Eu não sou hermafrodita!!! Me amar, eu me amo, mas me autofecundar?!? Isso é que é utopia! Não estou devolvendo os parabéns, só estou lhe sugerindo que lhos entreguem às pessoas certas: Meus pais, pois é deles o mérito ou desmérito d'eu existir!

Não. Não estou amargo em pleno dia de meu aniversário. Estou na verdade bem contente. Mas é preciso ter o sorriso estúpido e fácil dos alienados, ou ser um romântico óbvio pra se demonstrar que se está "de bem com a vida"?

Festa de aniversário é celebração. E é legítimo e nobre celebrar a vida. E necessário porque nos ajuda a dar-nos consciência de que estamos vivos (velório também é uma ótima oportunidade pra isso) Mas celebrar a vida no dia em que eu nasci é muito pouco. Chega a ser estúpido! Primeiro porque como já sabem não sou hermafrodita e segundo porque a vida se celebra a cada dia, a cada nova motivação descoberta, a cada vitória no que diz respeito a realizações de nossos sonhos, e a cada encontro com quem a gente julgue importante em nossa vida.

Nascer todo vivente nasce. Existir todo existente existe. (mesmo aqueles que não pensam e logo não saibam que existem, ruá, ruá, ruá...) Portanto comemorar a minha existência no dia do meu aniversário é constrangedor, porque é uma tradição vazia de significados:

O que significa: "Feliz aniversário"? Significa: " Você existe e nasceu neste dia, portanto tenha um dia feliz." Ruá! Este voto não me serve, pois solicito não só o dia de hoje mas como todos os dias de minha vida como dias felizes!

O que significa: "Parabéns a você"? Significa : "Parabéns porque você existe, punk idiota!" Ora, mas se eu existo, e você existe, parabéns a você também! Mas... é necessariamente somente hoje ou no seu aniversário que temos de comemorar nossa plena existência? Desperdício isso.


Mas se pensa assim, então vamos já a sair pelas ruas distribuindo parabéns a você a toda e qualquer pessoa que exista, saiba ela ou não: "Parabéns a você! Parabéns a você!" Ruá! E não é que você teve uma brilhante idéia? Parabéns a você por isso, meu irmão! É esta uma maneira genial e poética de se celebrar a vida! Parabéns e cerveja ao povo.

No aniversário se come bolo e apaga vela. É. Nem tudo é totalmente torto na tradição do "Feliz Aniversário". Mas também como definitivamente não é reta, o bolo e o fogo das velas são oferecidos à pessoa errada! O tal aniversariante impostor deveria ser apenas coadjuvantes nesta história onde as personagens principais são seus pais. E por causa disso, os pais ficam carentes e se inventam dias artificiais para eles. Ruá! E como celebrações artificiais também são vazias, os pais vão seguindo carentes inclusive em seus dias, salvo se são comerciantes em época próspera.

Mas se há já alguns anos que me constranjo continuamente de apagar velas e oferecer primeiras fatias de bolos, agora me encontro contente e realizado, pois acabo de me motivar de todo o coração e convicção a tomar o que é meu. Mas no dia certo: No dia 1º de Agosto. E o Chico Anarcos que se conforme em esperar o aniversário de meu neto para que celebre o aniversário de seu filho e consenqüentemente a vida.

Quanto aos parabéns, parabéns a meus pais e vida longa, tesuda, motivante e eficiente na realizações de meus sonhos nobres e também a todas as pessoas que eu amo. Portanto a todas as pessoas que eu amo, que torçam pra que esse voto com força de feitiço se realize, pois vocês estão inclusas nele, ruá, ruá, ruá!!!

Parabéns a nós, meu povo. Por existirmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário