sexta-feira, 3 de abril de 2009

4 - O QUE É TEORIA DA CONSPIRAÇÃO? SÉRIE QUE PARADA É ESSA?

suposto símbolo dos Illuminati na nota de 1 dólar estadunidense
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
INSTRUÇÕES DE USO PARA O ATIVISTA AMADOR
Gérson(ou Jersson) de Oliveira

1. Não acredite em nada do que lhe dizem. Na real, quase noventa por cento do que você aprendeu até hoje não é verdade. Você sabia que uma laranja é azul? Pois saiba que sim. Mesmo as cores que vemos são pura ilusão. De ótica.

2. Tvs, jornais, meios de comunicação, tudo é programado. Há sempre uma razão para escolherem que informação dar.

3. Se você acha que o que está sendo falado aqui é bobagem, pare agora de ler. Se preferir continuar, é por sua conta e risco...

4. Vamos supor que você já percebeu que vivemos condicionados a todo momento. Nossa programação mental, nossos gostos, nossa crença, ego, diversão, etc.

5.Tudo o que vemos é relativo. A física quântica já provou que a posição de uma partícula pode ser variável e múltipla simultâneamente. Robert Anton Wilson, um dos precursores da conspirologia, afirma que vivemos em “túneis de realidade”.

6.Iniciar programa de descondicionamento? Muito bem, só teclar o enter e pronto. Ok? Simples assim? Não, ninguém aqui está propondo uma nova lavagem cerebral.

7. É agora que entra a teoria da conspiração. Lançando hipóteses e conectando dados nem sempre confiáveis, a conspirologia é uma ferramenta para o ativista justamente por gerar dúvidas. Verdade ou boato, o fato é que conspirações sempre trazem um questionamento polêmico e fértil por trás.

8. Sejam frangos trangênicos do MC Donalds ou a verdade sobre Ovnis, não há como negar que conspirações estão profundamente enraizadas no inconsciente coletivo.

9. Conspirações são armas políticas. Conspirações estavam por trás da Revolução Francesa, do Watergate, e até do Golpe de 64 no Brasil.

10.Especulações éticas ou disseminadoras de memes, o fato é que conspirações não são brincadeira. Nem paranóia. Ou podem ser uma coisa ou outra. Ou ambas.

11. A internet é o lugar por excelência para a disseminação de conspirações. Como os memes, toda conspiração espalha novos memes por aí, na velocidade de um e-mail.

12. A utilidade de uma conspiração? Depende do seu objetivo. Curiosidade? A verdade por trás do Vaticano ou da Rede Globo? Quer começar uma revolução? Desmascarar uma seita? Revelar experimentos científicos proibidos? Conectar o narcotráfico com a indústria do cinema? Amigo, o campo é vasto e os caminhos os mais variados. Mas não avancemos muito, se você chegou até aqui, você não é nenhuma criancinha.

13. Conclusão? Nenhuma. A dúvida é o cerne de toda conspiração. Mas atenção. Não acredite em tudo que lê. Nem mesmo no que está escrito aqui...


O QUE É TEORIA DA CONSPIRAÇÃO SEGUNDO A WIKIPÉDIA?

Teoria da conspiração é uma teoria que supõe que um grupo de conspiradores está envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas desse mesmo plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa, desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até a ocultação de informações científicas importantes ou assassinato.

História
Muitos acreditam que o assassinato de John F. Kennedy teria sido planejado através de uma conspiração.

No passado, foram identificadas e provadas várias conspirações, e é natural que todos os dias tenham lugar centenas de conspirações de maior ou menor importância. Por isso, mesmo que não existam provas, qualquer pessoa pode lançar uma teoria que se baseia em factos que nem ela própria conhece.

Uma vez demonstrada, uma conspiração deixa de ser uma teoria. Assim, as teorias da conspiração estão necessariamente por confirmar. Muitas vezes, essas teorias são defendidas por pessoas que acreditam em determinadas conclusões que não podem provar e usam pois uma teoria da conspiração para prová-las e explicar porquê não existem provas que as sustentam — segundo eles, os autores da conspiração sempre ocultam as provas.

Como alguns pensam, a Princesa Diana teria sido assassinada para parar de "arruinar" a monarquia britânica.

Uma teoria da conspiração é precisamente o contrário de uma teoria científica, já que não pode ser refutada: as provas que endossariam as teorias são utilizadas pelos seus defensores para provar que os conspiradores são tão perfeitos a ponto de poder camuflá-las.

Assuntos relacionados com governos, nazistas, religiões (católicos, judeus, budistas), holocaustos, comunistas e extraterrestres podem estar associados e serem utilizados como instrumento para endossar uma boa teoria de conspiração.

Teorias presentes no imaginário popular, que deram origem aos livros, aos filmes ou aos seriados de televisão, embora muitas vezes com resultados catastróficos (dependendo do modo da divulgação), mostraram-se muito fáceis de aplicação e exploração.

Conspirações são fatos provados historicamente em seu tempo, podendo também ser manipulados por governos para tentar aniquilar ou acabar com um povo ou uma cultura alegando que ele ou eles estão contra o mundo.

Governamentais ou não, eis algumas organizações historicamente reconhecidas por instigarem conspirações para o bem de seus governos ou propositos: FBI, CIA, KGB, Scyard, Mc Donald's, Coca Cola e Greenpeace.

Elementos recorrentes das teorias da conspiração:


Aquisitores - Suposto braço brasileiro dos illuminati
Apollo XI - Ida do homem à Lua
Área 51
Atlântida
Backmasking
Comissão Trilateral
Jesuítas
Clube de Bilderberg
Fnord
Homens de Preto (Também conhecido como Majestic 12)
Illuminati
John F. Kennedy
Maçonaria
Mensagens Subliminares
Misticismo
Nikola Tesla
Opus Dei
Templários
OVNIs (vide Caso Roswell e Incidente de Varginha)
Priorado de Sião (Vide O Código da Vinci)
Leonardo Da Vinci
Pseudociência
Rosa Cruz
Satanismo
Seitas Gnósticas
Protocols of the Elders of Zion
Caveira e Ossos
Sociedades Secretas
Walt Disney Company
Microsoft
SSGT
Casa Branca
Vaticano
Nazismo e Sociedade Thule (Vide Misticismo nazi)
Experimento Filadélfia
Nova Ordem Mundial (teoria conspiratória)

Livros sobre Teoria da Conspiração:
As teorias da conspiração inspiraram vários autores de obras de ficção. Tais obras são quase sempre complexas e deliberadamente confusas, cheias de informação detalhada que poderá ou não ser relevante para a trama. Normalmente, um outsider descobre uma conspiração potencial por acaso. O protagonista enreda-se cada vez mais nos meandros da conspiração, que se revela cada vez mais complexa e inacessível. A realidade é posta em questão, e no fim não se percebe, se estávamos perante a uma verdadeira conspiração ou perante a uma coincidência, ou ilusão.


Alguns livros de interesse, sobre conspiração:
Dr. Oswald le Winter (ex-agente da CIA), Democracia e secretismo
ISBN 9721050032
Robert Wilson, O livro dos Illuminati
ISBN 972936009x
Duncan Campbell, O mundo sob escuta, As capacidades de intercepção do séc XXI
ISBN 9728351585 sorrento, Sociedade em guerra ISBN 978-85-366-1291-1

Exemplos
Anjos e Demônios de Dan Brown
The Illuminatus Trilogy de Robert Shea e Robert Anton Wilson, que provocaram o ressurgimento do interesse por sociedades secretas novecentistas.
O Pêndulo de Foucault de Umberto Eco
Cthulhu Mythos de H. P. Lovecraft
Arquivo X
muitas das novelas de
Philip K. Dick
O Código da Vinci de Dan Brown
Os Protocolos dos sábios de Sião ou Elder of Zion Livro que teria sido usado como base pelo nazismo para massacrar os judeus
A série de ficção científica
The X-Files (no Brasil conhecida como Arquivo X) é outra obra de ficção que envolve teorias da conspiração.
Diário da CIA
A Guerra secreta
Projeto Guerra nas Estrelas
Deception Point - Dan Brown
Terremoto de Kobe
Operação Cavalo de Troia - J.J. Benitez
Deixados para trás I,II,III - Craig R. Baxley
Metal Gear - Hideo Kojima

Mortes Misteriosas
1 -
Elvis Presley
2 -
James Dean
3 -
Marilyn Monroe
4 -
Princesa Diana
5 -
John F. Kennedy
6 -
Bruce Lee
7 -
Laura Palmer
8 -
Jim Morrison
9 -
Kurt Cobain
10 -
Lolo Ferrari
11 -
Napoleão Bonaparte
12 -
Tupac Shakur
13 -
The Notorious B.I.G.
13 -
Tancredo Neves
14 -
Abraham Lincoln
15 -
Adolf Hitler
16 -
John Lennon
17 -
Getúlio Vargas
18 -
Josef Stálin
19 -
Papa João Paulo I
20 -
João Goulart
21 -
Slobodan Milosevic
22 -
Salvador Allende
23 -
Celso Daniel
24 -
Juscelino Kubitschek
25 -
Maria Callas

Ver também
Paul McCartney está morto?
Elvis Presley não morreu?
Sociedade secreta
Morte de Diana, Princesa de Gales
Assassinato de John F. Kennedy
Teorias conspiratórias sobre 11/9
Acusações de falsificação nas alunissagens do Programa Apollo
Revisionismo do Holocausto Nova Ordem Mundial (teoria conspiratória)

Ligações externas
Realidade Oculta - página sobre teorias da conspiração
Teoria da Conspiração - Textos sobre as teorias mais famosas
Livro "A Conspiração Mundial" Willian Guy Carr - Marinha do Canadá
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário