quinta-feira, 2 de abril de 2009

3 - O QUE É PERMACULTURA? SÉRIE QUE PARADA É ESTA?

clica na flor da permacultura pra visualiza-la gigante e compreende-la


Adaptado por Nélio Cunha Mello*



A Permacultura - "Permanent Culture" ou "Cultura Permanente" - foi criada na Austrália, no final dos anos 70 pelo professor universitário Bill Mollison.

A Permacultura tem como princípio a observação das estratégias da natureza. Ela está baseada numa ética da terra, que traz estímulos e soluções sociais gerados dentro das próprias comunidades. A sua filosofia e práticas simples, favorecem a reintegração do ser humano no seu meio ambiente de formas sustentáveis.

"Sem a permanência de cultura, a sociedade perde a seus vínculos com a terra". Baseada nesta afirmação, a Permacultura desenvolve-se de forma inteligente, racionalizando a organização de sítios e fazendas ou até mesmo de cidades, levando em consideração os aspectos típicos de cada região. Tendo claro as necessidades como: moradia, água, acesso, jardim, animais, lazer, área de produção, reserva florestal, etc..., podemos planejar tudo de forma integrada, com harmonia, eficiência e ecologicamente correta.

A Permacultura tem como objetivo, o incremento da agricultura orgânica para o manejo produtivo. O cooperativismo é o caminho natural praticado e incentivado também pela Permacultura, não só entre as pessoas, mas também entre todos os elos da paisagem, formando redes de apoio mútuo (ecossistemas).

Refugiado das loucuras da sociedade de consumo, Mollison percebeu que, nem os cantos remotos do interior australiano onde morava, seria poupado do colapso planetário iminente - a flora e a fauna estavam diminuindo sensivelmente...

"Resolvi, - falou Mollison na sua passagem pelo Brasil em junho de 1992 que, se voltasse para o mundo, voltaria com uma coisa muito positiva".

Foi assim que nasceu a idéia de criar sistemas de florestas produtivas para substituir as monoculturas de trigo e soja, responsáveis pelo desmatamento mundial. Observando e imitando as formas de florestas naturais do lugar, revelou-se possível a criação de sistemas altamente produtivos, estáveis e recuperadores da ecologia local.

Depois de dez anos implantando, com grande sucesso, tais sistemas em todos os continentes, Mollison e seus colaboradores perceberam que não adianta concentrar-se em sistemas naturais, sem considerar os outros sistemas, tão vitais para a sobrevivência humana, com os sistemas monetários, urbanos (arquitetura e reciclagem de lixo e águas), sociais e de crenças, isto é, a "Permanent Culture" ou "Cultura Permanente".

Hoje, a Permacultura conta com mais de 10.000 praticantes em todos os continentes e mais de 220 professores trabalhando em tempo integral. A Permacultura chegou no Brasil através do primeiro curso dado por Bill Mollison, em Porto Alegre. Hoje na Bahia existe uma equipe de profissionais - agrônomos, engenheiros, arquitetos, etc... - que estão se aprofundando nestas idéias e que já fundaram o primeiro sistema LETS de troca de serviços da América Latina.

Esta equipe fundou em setembro de 1992, o Instituto de Permacultura da Bahia, que se empenha em oferecer estas técnicas ao maior público possível. Cogita-se, além de cursos , formar condomínios ecológicos auto-sustentados na região de Salvador.

Baseada na ética de "Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar os excedentes" (quer sejam dinheiro, tempo ou informação), a Permacultura ousa acreditar na possibilidade da abundância para toda a humanidade através do uso intensivo de todos os espaços, através da reciclagem de todos os produtos (diminuindo assim a poluição) e através da cooperação entre os homens para resolver os grandes e perigosos problemas que hoje assolam o planeta.

*Nélio Cunha Mello - É biólogo e limnólogo - especialista em água doce - associado à S.B.L. - Sociedade Brasileira de Limnologia e à A.S.L.O. - American Society Limnology and Oceanograph - University of Michigan. É Educador Ambiental e o atual presidente da ECOSC - Equipe de Conservacionistas Santa Cruz - Ong Ambientalista, fundada em 20/08/1977.

Leia mais:
http://www.permacultura.org.br/

http://www.permaculture.co.uk/

http://www.permacultureportal.com/

http://www.permaculture.au.com/

http://www.permaculture.org/

Fonte:Portal Árvore (http://www.arvore.com.br/).
.

2 comentários:

  1. Interesantíssimo!
    Fiquei feliz em aprender sobre a Permecultura! Na verdade, fico feliz sempre que venho aqui, sempre há algo de bom, de útil, importante e inovador para se ler. O blog está de parabéns!

    Abraço, David MCZ, AL.

    ResponderExcluir